15 de abr. de 2011

Bom Saber!

                    A Amozônia não é o pulmão do mundo        

       São as algas marinhas que fornecem a maior parte do oxigênio de que planeta precisa. Florestas como a Amazônica consomem tudo ou quase tudo aquilo que produzem.

     PULMÃO do mundo. No que voê pensa ao ouvir essa expressão?Ora, só dá para imaginar que a Amazônia é a maior produtora mundial do oxigênio que mantém a Terra viva! Acontece que essa historia de "pulmão do mundo" é uma enorme bobagem. Na verdade, são as algas marinhas que fazem a maior parte desse trabalho - elas jogam na atmosfera quase 55% de todo o oxigênio produzido no planta. E mais e mais florestas como a Amazônia, segundo os cientistas, são ambientes em clímax ecológico. Isso que elas consomem todo - ou quase todo - o oxigênioque produzem.
    As estimativas variam, mas todas indicam que a parcela de oxigênio excedente fornecida pela Amazônia para o mundo é bem pequena. Talvez ela nem exista! É que, além de produzis oxigênio na fotossíntese(enquanto sequestram gás carbônico da atmosfera e o transformam em matéria-prima para galhos e folhas), as árvores também respiram - consumindo oxigênio e liberando gás carbônico. No fim, a relação produção/consumo tende a ficar no empate.
   Isso não significa, contudo, que derrubar a floresta teria impacto sero sobre o clima do planeta. Ao contrário: quando não alimentam a indústria legal ou ilegal de madeira, árvores dessubadas se decompõem, liberando gás carbônico e agravando o problema do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


As postagens mais amadas

Pesquisar este blog